quarta-feira, 24 de agosto de 2011

“Não se defendem os interesses do povo, mas sim os interesses pessoais", vereador Emanuel Messias, no Universo Político (24/08/2011)

O vereador Emanuel Messias, que ocupa a vaga do vereador licenciado Fábio Mitidieri, demonstra insatisfação com as ‘práticas’ da vida política. De toda sorte ele limita-se a repetir o senso comum. E não há nada mais simplório do que se apegar nesse senso quando o assunto é política.

Mas ao ‘chutar o pau da barraca’ na Câmara de Aracaju, Emanuel não explicita uma coisa essencial: durante as eleições, quando é cada um por si, ele já não havia percebido que o mundo político é assim mesmo? Nem tudo é de bate pronto, acordos precisam ser feitos para se conquistar avanços mínimos, os debates são cansativos e a sensação de que as coisas não andam se abate sobre os envolvidos. Mas isso é característica da política desde o período eleitoral até o mandato em si. Não há – ou não deveria haver – surpresas.

Quanto a abandonar a política, já que ele disse que não mais vai se candidatar, nada a discutir, isso é de cunho pessoal. Mas se o vereador anda mesmo tão cansado da política e de seus pares, tenho uma sugestão que pode abreviar o sofrimento do parlamentar: renuncie. Garanto que essa decisão seria aprovada de forma rápida, sem necessidade de tantas reuniões, debates em torno de interesses variados e definição de acordos para se possa, finalmente, votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário