sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

“Se for ela mesma, poderá responder pelo crime de racismo, que é inafiançável. A pena varia de dois a cinco anos”, presidente da SaferNet, Thiago Tavares (Terra Magazine –www.terramagazine.terra.com.br– 09/12/2011)


A net, de maneira geral, e o Twitter, em particular, foram palco de declarações supostamente feitas pela gaúcha (?) Sophia com ofensas contra nordestinos. Ridículo e criminoso, como todo ato discriminador, além de forte reação no meio digital, o ‘piti’ recebeu o que merece: o presidente da Safernet, organização não-governamental que combate crimes contra direitos humanos na web, vaticinou as ações legais que podem – e devem – ser tomadas.

Só que as tais declarações vieram repletas de referências à miséria nordestina. Aí o ‘crime’ da moça passa a ser ignorância. Aos números: pelos dados do IBGE de 2009, o Nordeste aumentou sua participação no PIB nacional em 1% e o Sul, onde mora a figura, diminuiu 0,6%. Nos empregos gerados, o Nordeste respondeu, entre 2007 e 2010, por 23% do total brasileiro. O Sul? 16,3%, segundo o MTE-RAIS. Ainda que tenhamos problemas econômicos, temos evoluído. Mas como dados econômicos são frios, guardei para o final o melhor: entre o Sul e o Nordeste, qual região tem mais gente feliz e vivendo plenamente a vida? É claro que é no Nordeste. Como comprovar isso? Simples: alguém já viu um nordestino perdendo tempo na internet ou em qualquer lugar para depreciar brasileiros de outras regiões?

P.S. Para que irmãos do Sul, do Sudeste, do Norte e do Centro-Oeste não se ofendam com as comparações: o Nordeste cresce a olhos vistos por ter uma bela força de trabalho e de consumo locais, mas também pelo fato de brasileiros de todas as regiões terem descoberto como é bom, produtivo e porreta viver aqui. E que sejam sempre bem vindos! #NordestinoSimSenhor

Um comentário:

  1. É intolerável este tipo de comportamento preconceituoso, independente do tipo e forma. A constituição veda e o nosso código penal criminaliza, mas mais do que isso, isso vai de encontro a qualquer ação de pessoas saudáveis mentalmente falando. Nós somos brasileiros, nordestinos e felizes, somos um povo hospitaleiro que ama sulista, sudestino, nortista, centrista, nordestinos...isto é que é vocação para o turismo, para o amor, isto é que é sabedoria, sensatez, isto é que é nordeste, isto é que é ser nordestino.

    ResponderExcluir