sexta-feira, 25 de novembro de 2011

"Quero lembrar que a possível homoafetividade de Lampião não é o tema central do livro", Pedro de Morais , autor do livro ‘Lampião – o Mata Sete’ (UOL –www.uol.com.br– 25/11/2011)

Toda e qualquer censura depõe contra uma sociedade pretensamente civilizada. Por esse prisma, a liminar concedida para o ‘tal’ livro não ser lançado é uma excrecência. Mas também não há condições de convivência minimamente organizada se qualquer um puder lançar qualquer tipo de acusação e/ou difamação sem provas de fato. Aí, então, o caldo entorna para a publicação e a família de Virgulino Ferreira, o Lampião, está correta em seu embate. Por isso não vou me ater ao imbróglio jurídico.

Agora, o autor falar que o tema central do livro não é a suposta homossexualidade de um dos personagens mais simbólicos do Nordeste, parece até piada. Não li e nem vou ler, pelo jeito. Mas acusar alguém que já morreu – e que vivo era só coragem, ainda que em atividades, parafraseando o juiz aposentado, possivelmente questionáveis – de ser gay e corno, isso é, sim, o tema central da obra. Posso não concordar com a opinião do escritor, mas vou respeitá-la sempre. Só não posso acreditar que todo esse holofote midiático não era previsível e até desejado quando ele iniciou a pesquisa sobre a vida íntima do cangaceiro. E se Pedro de Morais dissimula publicamente suas reais intenções com a publicação, o que nos obrigaria a dar algum crédito à suposta ‘descoberta’ dele?

10 comentários:

  1. concordo em gênero, número e grau! O cara faz afirmações polemicas e n quer mídia?assim ele brinca com a nossa inteligência!!

    ResponderExcluir
  2. Se esse não é o tema principal do livro pq não destacar oq de fato ele quer transmitir ... Ele se limitou a falar da vida pessoal e sem nada q comprove a veracidade do dito ! grande abraço

    ResponderExcluir
  3. ê, ê, ê, ê... tem um babaca querendo aparecer! Acusar cabe prova. Será que ele faria isso há 73 anos? E agora? Lampião era Lamparina? Bagunçou tudo!

    ResponderExcluir
  4. Quem ainda não leu o livro não tem nada que falar que as afirmações foram feitas sem provas.Qualquer um,por menos estudo que tenha,sabe que pra fazer qualquer tipo de acusação,há que se provar...ele,como advogado,é quem bem sabe disso.Foram ANOS de pesquisa para publicar esse livro,e ele também não é o primeiro a questionar a opção sexual de Lampião.É óbvio que ele queria mídia,e nunca disse que não queria,já que é através da mídia que se divulga o livro e,por consequência,vende! Respondendo à pergunta de Márcio Rocha,é ÓBVIO que ele não faria isso há 73 anos,porque ele não é burro.Lampião era homossexual,mas matava por esporte.Esperem o livro ser lançado,porque isso acontecerá mais cedo ou mais tarde,e leiam pra poder falar com propriedade.

    ResponderExcluir
  5. O autor do livor não merece nenhuma linha de comentário. O que ele quer é aparecer.

    ResponderExcluir
  6. O autor do livro não merece uma linha se quer. Ele quer é aparecer à custa de um personagem histórico. Não devemos dar muito ibope para ele.
    #lamentável

    ResponderExcluir
  7. Na verdade n vi sentido de fazer um livro dizendo que lampião é gay e maria bonita adultera.. Qual importancia social pode ter isso afinal...

    "Só não posso acreditar que todo esse holofote midiático não era previsível e até desejado quando ele iniciou a pesquisa sobre a vida íntima do cangaceiro"

    ResponderExcluir
  8. O objetivo do autor foi alcançando, o livro virou uma polemica, ahahah ...agora todos a scariz pra comprar o livro, o povo besta !!! LAMPIAO OU LAMPARINA ? ....

    ResponderExcluir
  9. Que tal submeter as provas a uma equipe multidisciplinar de peritos acadêmicos?

    Alguém lembrou de dizer isso?

    ResponderExcluir