quarta-feira, 23 de novembro de 2011

“Conheço as regras do partido. A escolha do candidato não será feita na Assembleia”, vice-prefeito e presidente estadual do PT, Silvio Santos (Jornal da Ilha – Gilmar Carvalho – 23/11/2011)

Pode-se gostar ou não do Partido dos Trabalhadores (PT). Mas algo na agremiação é inegável: a capacidade de organização e de exercer o debate democrático internamente. Essa postura advém da forma como ele foi fundado, à partir de lutas e mobilizações sindicais que, na essência, são fóruns clássicos do diálogo e da decisão por maioria. Mas a escolha do candidato petista à prefeitura de Aracaju/SE em 2012 parece jogar por terra essa positiva tradição.

São três pré-candidatos: o próprio Silvio Santos, a deputada estadual Ana Lúcia e o deputado federal Rogério Carvalho. Mas quando cânones petistas, como líderes do partido e do governo na Assembleia, além do presidente da Câmara, abrem suas escolhas, no caso optando por Rogério, a sensação é de que arma-se uma ‘pressão pública’ em cima dos filiados. Algo do tipo: ‘esse é o mais forte porque conta com o apoio dos mais fortes’. Sinceramente: isso não combina com a história petista. E mesmo que o ‘já escolhido’ - por alguns - acabe vitorioso nas prévias, essa mudança pode gerar outra: os preteridos não se comprometerem com o embate nas urnas. Quebrar tradições é correr riscos...

2 comentários:

  1. Já era esperado este desespero por parte de Rogério Carvalho, já que o nome dele não agrega em Aracaju, ao contrário, tem sido motivo de muita discórdia nos aliados da situação,tentando tomar para si a paterindade de tudo que é feito por outros parlamentares e é benéfico para o povo, além de ter que aos poucos se render a quem pelo menos não despencou como ele, Ana Lúcia, quanto a Sílvio Santos este é carta fora do baralho, não tem densidade eleitoral.

    ResponderExcluir
  2. Bem, pelo visto o último refúgio de prestígio para o Ex governador João Alves prece ser a capital, Aracaju, que no último pleito deu maioria ao "Negão" e neste clima de já ganhou da bancada do DEM o PT parece estar em busca do candidato com força maior que a do ex governador na capital... É o que eu chamo de querer ganhar a eleição já na convenção! No mais, todos os nomes do PT supra citados, ao contrário do ex-governador João Alves, estão por assim dizer, em começo de carreira. Já o Negão parece estar se despedindo e acha que pode fazê-lo vencendo. Quem será seu opositor? Quem desses três tem mais força? O tempo dirá! Afinal, o bolo é grande, como diz Prefeitinho...

    ResponderExcluir