terça-feira, 23 de agosto de 2011

“Só irei participar de qualquer debate sobre a construção do aterro depois do licenciamento ambiental da Adema”, prefeito de Socorro, Fábio Henrique, na coluna Plenário, de Diógenes Brayner – Correio de Sergipe (23/08/2011)


Pode-se dizer tudo sobre a construção (ou não) do aterro sanitário da Grande Aracaju, menos que ele é um assunto que vai ser varrido para debaixo do tapete. Enquanto o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, brada aos quatro ventos que o aterro é a solução, vozes dissonantes de peso armam barricada.

É o caso do prefeito de Socorro, Fábio Henrique. E ele não está dando uma de ‘joão sem braço’ nesse tema. A questão é que Socorro, por questões geográficas, é a cidade da grande Aracaju com mais possibilidade de receber o tal aterro, tem mais terra e espaço para isso.

Então seria mesmo uma temeridade para a cidade e, principalmente, para os socorrenses, que a administração municipal aceitasse calada, conformada até, o lixo de, em breve, um milhão de pessoas. E a queda de braço de agora pode – e mesmo deve – garantir à Socorro alguma vantagem se ela vier a se tornar fiel depositária de tão indigesto presente – de grego, diga-se!

2 comentários:

  1. Esse debate sobre o aterro sanitário ainda vai gerar muita polêmica! Mas falta um ponto primnordial: porque os prefeitos não se unem e tentam encontrar um caminho viável? Seria tão mais simples!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Walter. Existem outras soluções mais viáveis e ambientalmente corretas, como a usina de resíduos sólidos. O que parece faltar é disposição para os estudos. Para além disso, a população deveria ser mais consciente na produção do lixo. Existe a coleta seletiva, mas poucas pessoas a utilizam. Certo que nós já pagamos imposto e a coleta DEVE ser feita pela administração municipal, mas e se essa percentagem que vai destinada ao recolhimento de lixo for retirada da nossa "cota de pagamento obrigatória" e pagássemos pela retirada da nossa produção de lixo a empresas especializadas, como já acontece em países da Europa e nos Estados Unidos? Serpa que produziríamos tanto lixo assim?

    Em 2010 fiz uma matéria sobre isso, mas estava relendo e vi que ainda é bem atual. caso fiquem curiosos:

    http://inclusaosocial.com/ler.php?codigo=2741&busca=elaine%20mesoli

    ResponderExcluir